crônicas / exclusivas do site / Ilustrações

Ratazanas

texto: paulo silva jr.  |  Ilustração: Victor Britto

texto: paulo silva jr. | Ilustração: Victor Britto

A terra é de todos e é de ninguém, é terra estrangeira e local pra quem chega, quem sai, quem está, é habitat dos que criam raízes e dos que não se encontram nem dentro do próprio corpo, é imensidão sem muro nem placa nem dono.

É só pedaço de chão e me desculpe pelos meus colegas de espécie, Souleymane Bah, nós ainda não entendemos como é que convive nessa terra toda, é bola pra frente e viva o povo da Guiné de todos nós e de ninguém, estrangeira em lugar nenhum, terra de gente, é o que importa.

E a seleção de Serra Leoa, veja só, foi até Camarões jogar por um lugar ao sol no futebol africano e se viu expulsa do hotel, mandada para outro vazio, depois dos hóspedes terem chamado a polícia, polícia!, polícia!, tira essa gente doente daqui!

Nordeste é uma ficção!, Nordeste nunca houve!, gritou o velho Belchior, Não!, Eu não sou do lugar dos esquecidos!, Não sou da nação dos condenados!, Não sou do sertão dos ofendidos!, Você sabe bem: Conheço o meu lugar!

Em São Paulo o que eu aprendi é que eu tinha sotaque, me contou o Marcelino Freire, bicho solto de Sertânia, em terra que nome melhor pra cidade não há, sertanejo sertaniense, já pensou?, e te digo que quem tá mais pra sotaque nesse centrão velho sou eu, terra do mundo todo, essa paulistana.

E os haitianos, quem diria, Brasileia?, já são os imigrantes com mais empregos de papel assinado nesse Brasil com S, vá, gente boa de terra castigada pela natureza e seus Baby Doc, vá pra cima desse mundão que lhes pertence.

Enquanto seguimos no nosso baile de máscaras, fantasiados de humanos, debatendo no esgoto mais próximo, eretos, mas racionalizando como ratazanas, destilando o veneno a cada comentário fora do próprio conto de fadas, do pedacinho comprado no bueiro.

Deixe uma Resposta

